Por que não Consigo Aprender a Programar?

novembro de 2021

Veja os erros que você pode estar cometendo e confira dicas para turbinar seu aprendizado 

Autor: Alberto Guilherme Airosa

Você entrou para faculdade e ouvia falar de programação, aí você da de cara com o famosa linguagem C e agora, um monte de regras um monte rotinas, enfim. Está se sentindo perdido, na verdade parece uma coisa impossível de aprender certo? Não, errado. Preste a atenção ao artigo que vou dar dicas para você aprender a programar e evitar erros comuns de um iniciante. 

Ganhe Habilidade para Raciocínio Lógico 

Grande parte do que se faz em programação necessita de habilidade em raciocínio lógico, mas não vá já se desesperando se você tem pouca inclinação para a lógica, é caso para citar a frase de um famoso fisioculturista (Kai Greene): “Thoughts become things”, traduzindo para o português: “Pensamentos se tornam realidades”. 

Parece apenas uma dica de motivação saída daqueles canais do youtube certo? Mas a verdade é que a própria ciência confirma que há uma tendência do cérebro em se adaptar quando é estimulado para uma área, em outras palavras quando você forçar a sua mente para começar a aprender programação o seu cérebro vai começar a entender que essa é uma atividade importante canalizando recursos para tal, os cientistas chamam isso de neuroplasticidade. Então começa a jogar com sua neuroplasticidade e não esqueça que ela funciona quanto maior for o seu desejo de aprender uma determinada coisa. 

Reserve Tempo para Treinar Todos os Dias 

Podemos considerar a frase ”A prática faz a perfeição“, se você deseja muito aprender programação, tem que no mínimo gastar tempo com isso. “Ah, eu queria, mas tenho pouco tempo talvez se eu tivesse mais…” Essa é uma desculpa muito comum, talvez tenha filhos para cuidar ou um emprego de longas horas, o que certamente são coisas das quais você deve cuidar porque são importantes, mas ainda assim você pode aprender a programar reservando 30 minutos do seu dia (antes pouco do que nada), o mais importante é que o faça todos os dias e evite comparações, lembre-se que na maioria das vezes as pessoas tendem a progredir mais rápido do que você na área de programação porque têm mais tempo. 

Quando falamos de treino lembre-se que é mesmo “treino”, pois não adianta ficar assistindo várias videoaulas, ler muitos livros e dizer: “Aprendi, depois eu prático”, isso vai atrasar o seu desempenho ou pior, você ficará frustrado porque não vai lembrar tanto do que leu e irá achar programação um assunto chato e uma algo impossível de aprender. 

Tenha Bons Materiais de Estudo 

Com vários materiais na internet, escolha os melhores, porque alguns são pouco didáticos e até mesmo contém erros científicos. Videoaulas são muito boas para aprendizagem, comece por elas se possível, muitos de nós começaram por ela, porém elas são boas para o início, se você quer se tornar um programador de alto calibre precisa treinar bastante com a documentação da tecnologia que está aprendendo, assim, se você for aprender .NET, busque informações sempre na documentação no site da Microsoft, se for aprender HMTL5, CSS, Javascript, vá ao W3C. Estude com material de qualidade e você vai evoluir bastante. 

Cuidado com as Múltiplas Linguagens 

C#,C++,C, Ruby, Python, PHP, que grande erro, a dica é simples não estude várias linguagens ao mesmo tempo, em especial no início, você irá se atrapalhar e desanimar, a maioria acaba desistindo, na verdade o aconselhável é saber resolver vários problemas e então partir para a linguagem seguinte. 


Compartilhe nas redes sociais Compartilhe nas redes.