Java e Seu Potencial

novembro de 2021

Autor: Lucas Bercê de Jesus 

Atualmente a tecnologia está em uma vertente crescente, tanto é que todo mundo carrega um computador no bolso e a programação desde sempre está atrelada com a tecnologia, mas você já parou para pensar como os aplicativos e sites que utilizamos são desenvolvidos? É nessa parte do assunto que a programação e a linguagem Java entram em ação, Java está presente em grande parte do seu cotidiano, seja em aplicativos, sites, jogos e em diversos outros cenários comuns do nosso cotidiano. 

Você já deve ter ouvido falar ou até já conhece a linguagem Java, mas você já se perguntou qual o verdadeiro potencial dessa poderosa linguagem de programação? Bom se você ainda não sabe sobre isso, iremos desbravar sobre esse assunto aqui. Além do Java ser uma das linguagens mais utilizadas do mundo, ela também é uma plataforma de desenvolvimento. Programar em Java tem muitas vantagens, abaixo estão algumas delas: 

  1. Java é multiplataforma: Como foi citado anteriormente Java não é apenas uma linguagem de programação, mas também é uma plataforma de desenvolvimento, isso significa que com o Java você é capaz de desenvolver aplicações para desktop, celular, web, televisões, Wearables, e muitas outras. 
  1. Comunidades: Também citado anteriormente Java é utilizado em todo o mundo, então com isso a comunidade de usuários Java é muito vasta, dessa forma fica mais fácil conseguir materiais para estudos, participar de palestras e achar cursos. Nas comunidades também é possível ter o contato com quem já tem uma experiência considerável na área. Outro ponto que deve ser mencionado quando falamos da comunidade Java é o SouJava que são grupos de usuários em São Paulo na JCP (Java Community Process). 
  1. Grande quantidade de frameworks: Com o crescimento da comunidade Java, atualmente existem muitos frameworks que podem ser usados quando se desenvolve em Java para ajudar o trabalho do desenvolvedor em suas aplicações. 
  1. Java não roda apenas Java: A máquina virtual do Java chama-se JVM(Java Virtual Machine), atualmente a JVM é capaz de rodar 350 linguagens diferentes como o Groovy, Scala, JPython, o próprio Python, Jruby, e outras 344 linguagens. 
  1. Desenvolva qualquer tipo de sistema operacional para qualquer plataforma: Quando você compila um arquivo Java, ele gera um Bytecode que é interpretado pela sua máquina virtual, a JVM, tendo a JVM em seu sistema operacional você é capaz de rodar o Java em vários sistemas diferentes como o Windows, Linux e Mac. 

Conclusão 

Bom agora que você já sabe sobre o verdadeiro poder do Java, você já pode entrar nesse mundo maravilhoso do Java e se você já faz parte desse mundo continue nessa grande aventura. 


Compartilhe nas redes sociais Compartilhe nas redes.