Segurança de Dados: Estratégias para manter os dados seguros

dezembro de 2021

segurança de dados
Autora: Patrícia Prado Perrote

A segurança de dados é um assunto de extrema importância, principalmente nos dias de hoje. Atualmente, uma das maiores preocupações das empresas é o roubo ou perda de seus dados.

 A revolução que a tecnologia trouxe para o mercado favoreceu e facilitou a vida de muitas empresas de diversos ramos. Porém, a tecnologia também trouxe uma nova preocupação: Hackers. Por isso, a segurança da informação se tornou um novo debate a ser levantado. Aqui, nós vamos te dar dicas valiosas de como proteger os dados da sua empresa. Então, continue a leitura e saiba mais.

Aumento de ataques cibernéticos contra a segurança de dados nos dias de hoje

Os ataques cibernéticos no Brasil aumentaram cerca de 220% no ano de 2021. Com isso, muitas empresas priorizaram aumentar ainda mais a segurança online. Nessa porcentagem, os ataques ransomware e phishing foram os que mais se destacaram, por serem extremamente prejudiciais para os dados das empresas.

Ransomware é um “ataque sequestro”, no qual quando um computador é infectado, tem todos os seus dados criptografados, impossibilitando o acesso deles. Dessa forma, os criminosos exigem um resgate (ransom) em dinheiro, muitas vezes milionário, para devolver este acesso.  Durante a pandemia, o vazamento de dados cresceu em 439%. Assim, empresas de todos os tipos de segmentos são prejudicadas por conta disso diariamente.

Quando falamos no ataque phishing, ele nada mais é do que aquele e-mail ou telefonema no qual o criminoso tenta induzir a vítima a passar informações pessoais como documentos, senhas e claro, dados bancários. Então, abaixo você encontrará dicas de como proteger todos os dados da empresa e evitar possíveis invasões.

Proteger a infraestrutura de um ataque cibernético

Prevenir um ataque cibernético é a melhor opção para evitar maiores dores de cabeça e o acompanhamento recorrente dos requisitos de infraestrutura da sua empresa é a melhor opção. Para essa finalidade, o security managed services é muito indicado. Ele trabalha com o acompanhamento recorrente dos requisitos da infraestrutura da sua empresa e é o melhor sistema para prevenir ataques cibernéticos.

O security managed services funciona como um modelo de serviços de TI, ele busca e identifica ameaças antes de seu surgimento. Esse serviço com foco em segurança monitora o ambiente em nuvem, adequa aos mais altos padrões de segurança realizando assim análises periódicas, com revisões recorrentes e proativas dos indicadores de segurança, com objetivo de evitar novas exposições.

Proteção da Segurança de Dados

A pandemia trouxe o home office à tona, com isso, a proteção de dados se tornou ainda mais importante, já que muitos funcionários acessam as informações da empresa, fora dos perímetros físicos do escritório. Com isso, o foco da segurança não ficou apenas dentro das máquinas da empresa, mas sim, no usuário.

Uma dica de um modelo de segurança de rede é o zero trust. Ele se baseia em um processo de verificação de identidade, no qual autoriza apenas usuários e dispositivos autorizados a acessar determinados dados da empresa.

O zero trust mapeia todas as informações da empresa de forma rigorosa. Assim, ele consegue identificar quem possui acesso a essas informações, como é feito esse acesso e de que forma é implementada a autenticação de identidade deles.

Treinamento de Segurança Digital

Ter um treinamento com os colaboradores é sempre indispensável. Quando falamos de segurança digital, nos dias de hoje, é preciso manter os funcionários atualizados sobre as ameaças do mundo da internet, pois elas podem prejudicar significativamente a empresa.

Acidentalmente um (a) colaborador (a) pode clicar em um link infectado, abrindo a porta para uma possível invasão, então a conscientização sobre os riscos do mundo digital é importante para todos da empresa.

Recuperação de Dados

É importante lembrar que é impossível se blindar totalmente de ataques, e o mais responsável é assumir a possibilidade de brecha de segurança e ter um plano de emergência para poder remediar os danos. Quando um ataque acontece, a prioridade da empresa é recuperar os dados e retomar o controle do sistema. Por isso, ter uma arquitetura de infraestrutura que te proporcione um plano de remediação é a melhor opção para te ajudar nesses momentos.

Sugerimos uma arquitetura que visa a mitigação de riscos e a garantia retomada de controle dos sistemas em caso de invasão, sem a necessidade de pagamento de resgate. O Bunker da Fc Nuvemé uma solução de proteção máxima para acionar em caso de ataques à infraestrutura, ele também dificulta possíveis vazamentos de dados, sendo assim um sistema de segurança completo para te ajudar nessas situações de emergência. Bunker significa abrigo blindado/ fortificado, e é exatamente isso que esse sistema entrega. Então, conte com a Fc nuvem para te ajudar com essa solução.

Conte com a Fc Nuvem

A FC Nuvem é uma empresa focada em inovação e crescimento. Por isso, nós nos preocupamos com a segurança do seu empreendimento e queremos ajudar a transformar o seu negócio e amplificar o potencial de entrega de valor aos seus clientes de forma ágil, segura e escalável. 

Focamos em analisar as necessidades da sua empresa para buscar as melhores ferramentas disponíveis no mercado. Então, entre em contato conosco para encontrar a melhor solução para o seu negócio. 

Atualmente é praticamente impossível não nos preocuparmos com a segurança de dados. Seguindo todas essas dicas, com certeza sua empresa ficará segura e evitará maiores dores de cabeça. 

E aí, gostou das nossas dicas de como aumentar a segurança de dados da sua empresa? Então, aproveite e baixe agora mesmo o nosso whitepaper, que fala um pouco mais sobre como proteger a sua empresa de ataques cibercriminosos.  


Compartilhe nas redes sociais Compartilhe nas redes.